Tirando as Dúvidas sobre: Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Olá pessoal, tudo bom?

Estou voltando com meu Cronograma Capilar, e apesar de já ter vídeo no canal explicando e mostrando como fiz, decidi trazer um post de atualização e principalmente para tirar algumas dúvidas relacionadas a esse tipo de tratamento. Caso queira começar a fazer e se tem alguma dúvida ainda sobre o processo vou fazer um “especial” sobre Cronograma Capilar e cuidados com os fios, espero que gostem!

Imagem: Ziriguidum Vitória
Cronograma Capilar é como se fosse uma dieta para o seu cabelo, no qual a intenção é dar maior atenção e redobrar os cuidados com o mesmo. E o cronograma consiste em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Ele deve ser feito e seguido de acordo com a necessidade do seu cabelo, na internet existem várias tabelas disponíveis para que você possa baixar e fazer em casa. Eu fiz uma e a estou seguindo e deixarei disponível para vocês aqui nesta postagem.

Como começar um Cronograma Capilar?

Como falei anteriormente, a primeira coisa a se fazer é identificar a necessidade do seu cabelo, se é um fio: muito danificado pouco danificado ou saudável. Na tabela abaixo segue o tipo de “dieta” para cada cabelo conforme a sua necessidade. Ex: meu cabelo está sem tintura, e uma boa parte dele está sem processo químico (progressiva, alisante, descoloração e etc), apenas a parte da frente está com um palmo, da metade da orelha para baixo, com alisamento. E eu tenho sentido meu cabelo opaco e ressecado, então ele se encaixa na opção Pouco Danificado por conter um pouco de química nele, mesmo não sendo no cabelo todo.

Então eu decidi seguir o cronograma da seguinte maneira: como estou retornando a ele, vou fazer o primeiro mês um dia sim e um não, e depois que completar esse mês farei apenas nos dias ímpares (terça, quinta e sábado). E depois (no terceiro mês) uma vez na semana cada etapa.



Agora vamos falar das etapas, no Cronograma Capilar temos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. São etapas que nossos fios precisam para serem saudáveis, mas antes de sairmos comprando máscaras de tratamento adoidadas vamos entender para que serve cada etapa.


Afinal o que é Hidratação capilar?

Não sei na cidade de vocês, ou como vocês foram criadas, mas a minha concepção de hidratar os fios era pegar uma máscara qualquer, passar na cabeça, deixar agir por 30 min e enxaguar. Pronto tava hidratado. Eu tinha esse pensamento, não olhava o que a máscara prometia; os ingredientes, não sabia de nada. Então comecei a me aprofundar no assunto e entendi que hidratação é um processo único e que nem todas as máscaras vão realmente hidratar os fios.

Não sei se pareceu confuso, mas vou explicar melhor, a etapa de hidratação, máscaras para tratamento capilar que tem escrito no pote HIDRATAÇÃO, essas máscaras tem como função REPOR A ÁGUA E A UMIDADE DO CABELO. Eu não entendia isso, achava que hidratar era estar com os fios macios e cheirosos mesmo que durasse pouquíssimo tempo. Entenderam?

Então ao comprar as máscaras de tratamento devemos olhar o que elas fazem e qual a sua função e se realmente possuem esses ingredientes hidratantes em sua fórmula. Alguns deles são:

♥ Extrato vegetais de plantas ou frutas
♥ Pantenol
♥ Glicerina
♥ Aloe Vera (Babosa)
♥ Silicones
♥ Vitaminas
♥ Mel e açúcares


E a Nutrição é para que?

Máscaras de tratamento que nutrem os fios são responsáveis pela reposição da oleosidade e a gordura natural dos fios (sim o seu cabelo tem que ter essa gordura mesmo sendo oleoso) mantendo assim, os cabelos saudáveis e alinhados. Além disso, confere brilho, sela os fios e acaba com as pontas duplas e ressecadas. E na hora de comprar máscaras de Nutrição também devemos estar atentos à embalagem e à seus componentes, é comum nessas máscaras de nutrição tais ingredientes:

♥ Óleos vegetais (óleo de oliva, óleo de argan, óleo de amêndoa, óleo de coco, óleo de uva etc)
♥ Ceramidas
♥ Manteigas vegetais (Abacate, Karité, Cacau, Cupuaçu)
♥ Tutano vegetal ou animal


A Reconstrução é importante?

Gente quando eu ouvi falar em reconstrução, para mim  foi um desafio pois eu não achava máscara escrito Reconstrução nas embalagens, eu encontrava uma ou outra mas não me agradava. Então eu fui pesquisar a fundo o que essas máscaras possuem e como identificá-las. E resolvi trazer para vocês, porque assim como eu, creio que muitas ainda tem essa dúvida.

As máscaras de reconstrução capilar são responsáveis de repor a massa, queratina e aminoácidos que são perdidos com tratamentos químicos. Essa etapa é mais perigosa, pois se usada de forma errada pode causar efeito reverso e muitos danos capilares. Se repararem na tabela que coloquei a etapa de reconstrução se repete apenas para a “dieta” de quem tem os cabelos mais danificados, nas outras opções de segmento ela está presente apenas uma vez.

Para identificar essas máscaras quando não se tem escrito na embalagem que é de Reconstrução, basta procurar por esses itens:

♥ Queratina
♥ Arginina
♥ Aminoácidos
♥ Creatina
♥ Cisteína
♥ Colágeno
♥ Proteína hidrolisada do milho, trigo, etc.

Outra dica importante é que a cada etapa realizada de reconstrução é importante que finalize com calor. Ex: você vai lavar os cabelos, vai enxaguar, vai aplicar a máscara de reconstrução, vai deixar agir, vai enxaguar novamente, aplicar o condicionador, enxaguar e finalizar com secador e chapinha. O calor faz com que as cutículas do fio fiquem bem seladas e segurem os aditivos da máscara por mais tempo.

Então entendido o que é cada etapa fica mais fácil realizar o cronograma e não se perder. Outra dica que dou e que sigo é o BATISMO da máscara capilar. A baixo segue uma tabela com alguns itens que você pode misturar com sua máscara de tratamento para potencializar o efeito. Mas é claro, que você deve misturar o item que é compatível com sua máscara de tratamento.

Ex: os itens hidratantes você irá misturar com sua máscara para hidratação, os itens nutritivos com a máscara de nutrição e os itens reconstrutores com sua máscara de reconstrução.


Cuidados ao comprar as máscaras de tratamento.

Foi possível identificar na postagem que cada etapa possui ingredientes que ajudam no processo de tratamento de cada máscara, certo? Não posso fazer um post informativo desse e motivar vocês a irem às compras, sem dar um alerta.

Evitem máscaras de tratamento que possuem os seguintes ingredientes: Parabenos, petrolatos (petrolatum), alguns tipos de silicones, óleo mineral e parafina. Ao ler a formulação da máscara podem surgir dúvidas, pois a maioria dos itens estão escritos com os seus nomes químicos, e a gente fica sem entender. Mas ao ler a composição tem um segredo, tudo o que termina com ENO é um parabeno, o que terminam em ATOS (ATUM) são petrolatos. Silicones geralmente são escritos assim: SILICON, mas há uma diversidade de silicones é legal pesquisar sobre alguns, não os trouxe aqui se não o post iria ficar muito cansativo. E a parafina geralmente é escrita PARAFFINUM, e óleo mineral MINERAL OIL.

Meu Deus uma aula de química e eu não entendi nada, afinal o que eles fazem no cabelo? Esses itens agem como se fosse uma maquiagem nos fios, dão brilho e maciez, porém, nos enganam. Pois agem apenas por fora do fio formando uma película que não deixam os demais ativos passarem para dentro do fio. Por isso chamamos de maquiagem, pois parece que estão saudáveis, mas não estão.

Eles não tratam o cabelo de dentro para fora. Pare para pensar se já usou alguma máscara para tratamento capilar e percebeu que o efeito dela durou muito pouco, lembrou? Se sim, é porque provavelmente ela continha alguns desses itens que fazem essa “farsa capilar”.

Vocês devem estar pensando: OMG agora vou ter que ficar lendo ingrediente e formulação de máscara capilar? Se você quiser realmente tratar os seus fios com saúde, sim! Algumas máscaras possuem alguns desses itens como falei, mas aqui vai outra dica, fique atenta na posição que ele está na lista de ingredientes, se estiverem mais para o final quer dizer que eles foram usados para ajudar na emulsão do produto e não como ativos na fórmula. 

Pensa como se estivesse comprando pão integral, só sabemos que o pão é 100% integral quando olhamos os ingredientes e vemos que a primeira farinha é integral. Faça esse teste no supermercado, pegue um pacote e olhe caso a primeira farinha não é a integral, então esse pão não é tão integral assim, pois a maior parte da farinha que contém nele é a farinha comum. Então ao comprar as máscaras para tratamento devemos seguir a mesma regra, quanto mais pro final da composição, menos ativo este ingrediente será, quanto mais no início mais ativo.


Desculpem o post gigante, mas achei interessante trazer todas essas informações para vocês, pois muita gente tem dúvidas sobre o assunto. Caso tenha ficado curiosa para fazer e seguir o cronograma capilar no canal (aqui) mostro a primeira vez que fiz e acho que para você que é marinheiro de primeira viagem vai entender melhor.

No snap (@tathsrodrigues) eu mostro como estou fazendo o meu atual cronograma, me segue por lá que mostro e dou dicas do que tenho usado. Em breve vou trazer para vocês atualizações do que tenho feito e usado no cabelo, mas primeiramente achei importante ter postagens explicativas assim. Espero muito que tenham gostado do post, deixem aqui nos comentários o que vocês acharam da postagem e suas dúvidas. Não esqueçam de selecionar a opção NOTIFIQUE-ME, para que possam receber minha resposta, um grande beijo, fiquem com Deus e até mais!
         

You Might Also Like

16 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Amei esse post, era tudo o que eu precisava ...
    Vou fazer eu cronograma capilar e me ajudou demais
    ótimo post

    ResponderExcluir
  2. Que post esclarecedor, eu estava fazendo o cronograma
    e meus cabelos iam bem agora deixei sniff
    estão bem ressecados
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee menina eu fiz há um ano e larguei mas retomei não paro mais dá muita diferença beijos

      Excluir
  3. Não achei o post gigante, afinal fala de algo importante, e como não tenho preguiça de ler, claro que adorei! É importante sabermos como funciona e dos porquês ...
    Adorei o post Tábata!

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Minda obrigada lindonaa, fico muito contente rsrsrs beeijos

      Excluir
  4. Uauuu! Encantada com este post! Vc explicou tudo tão certinho, tão didático, que conteúdo incrível! Amei! Saio do seu blog muito edificada com tanto conhecimento sobre cabelos! Super apaixonei por sua tabelinha.Preciso começar e planejar um cronograma para mim e quero fazer inspirada em todas essas dicas! Foi clara e objetiva!Parabéns!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanyy aawwmm que fofa muito obrigada gatona, eu fico muito feliz que tenha gostado, de coração, faça pois não vai se arrepender eu amo demais dá um up nos fios beijs

      Excluir
  5. Muito informativo sua matéria, eu adoro cuidar do cabelo e sempre estou fazendo o cronograma.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já tentei fazer esse cronograma mais não consegui fazer acabou esquecendo e não tenho os produtos certos para o cronograma.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rah é dificil manter um ritmo mas depois que se adequa fica fácil beeijos

      Excluir
  7. Ótimo post, em detalhes nos colocando sabedores.
    Coloquei a minha irmã aqui para ler, pois ela adora saber desses detalhes

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  8. ótimo post, bem explicadinho!
    Tbm sou adepta do cronograma, amo de paixão!
    beijo

    ResponderExcluir